Abicalçados participa de Fórum Empresarial na Colômbia

Presente na abertura do evento, o presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira, destacou a importância da integração comercial entre os países




O presidente-executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Haroldo Ferreira, participou, no último dia 17 de abril, da abertura do Fórum Empresarial Colômbia-Brasil, realizado pelo Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Ministério das Relações Exteriores (MRE) e ProColombia. O evento, que aconteceu em Bogotá, reuniu empresários de importantes setores econômicos do Brasil e da Colômbia, entre eles o calçadista.

Ferreira destacou que a iniciativa aponta para a vontade política de integração dos países na área de comércio exterior. “Mais do que discursos, precisamos de ações práticas e esse encontro foi uma dessas oportunidades em que a presença de líderes empresariais e políticos dos dois países ampliou as possibilidades de integração econômica”. Segundo ele, a Colômbia é, historicamente, um dos principais parceiros comerciais do setor calçadista nacional e é fundamental para as exportações da indústria. “A Colômbia, na América Latina, só está atrás da Argentina entre os nossos principais destinos. Na quinta posição no ranking de todo o mundo, a Colômbia importou, no primeiro trimestre, mais de 2,7 milhões de pares de calçados verde-amarelos, número que é estável em relação ao mesmo período do ano passado”, comenta o dirigente.

Na oportunidade, o presidente ApexBrasil, Jorge Viana, sublinhou o caráter estratégico do evento para as relações entre Brasil e Colômbia. “Estamos vivendo aqui um momento histórico. Cabe à ApexBrasil, junto com MRE, MDIC e Procolombia, trabalhar, em conjunto, para aproveitar as grandes oportunidades dos dois mercados”. Viana comentou, ainda, que estudos da Agência apontam que a Colômbia apresenta mais de 1,5 mil oportunidades para a ampliação das exportações brasileiras.

Comércio bilateral
Para aumentar a participação do Brasil no comércio mundial, o MDIC, ApexBrasil e MRE, têm realizado, desde o ano passado, encontros estratégicos com diferentes países para discutir e aprofundar parcerias, atrair investimentos e promover as exportações do Brasil. Com relação à América do Sul, a região foi, em conjunto, o terceiro principal destino das exportações brasileiras em 2023. O perfil dos produtos exportados também mostra a importância da região, já que, são nesses mercados, que os produtos de maior valor agregado encontram compradores.